Foi realizada no plenário da Câmara na última sexta-feira (10), Audiência Pública para prestação de contas da secretaria de saúde do município. O secretário de saúde, Rafael Nunes Andrade, apresentou os dados referentes aos anos de 2020 e 2021 das ações e serviços realizados pela secretaria.
De acordo com as informações apresentadas, em 2020 a Saúde de Itacarambi investiu R$ 8.231.196,38 (Oito milhões, duzentos e trinta e um mil, cento e noventa e seis reais e trinta e oito centavos) apenas com recursos próprios. Ainda de acordo com os dados informados pelo secretário, foram investidos R$ 6.841.598,18 (Seis milhões, oitocentos e quarenta e um mil, quinhentos e noventa e oito reais e dezoito centavos) oriundos de recurso federal denominado “Fundo a fundo”. Os recursos estaduais também denominados “Fundo a fundo” teve um total de R$ 773.517,70 (Setecentos e setenta e três mil, quinhentos e dezessete reais e setenta centavos) em investimentos. O que totaliza um valor de R$ 15.846.312,26 (Quinze milhões, oitocentos e quarenta e seis mil, trezentos e doze reais e vinte seis centavos) investidos na saúde do município de Itacarambi no de 2020.
Para o ano de 2021, os recursos próprios foram de R$ 9.214.552,90 (Nove milhões, duzentos e catorze mil quinhentos e cinquenta e dois reais e noventa centavos). Segundo Rafael, o aumento em relação ao ano anterior se deu em função do alto número de internações no hospital municipal.
“Tivemos que passar a ser referência (…) o município viu a importância de montar uma estrutura de isolamento para casos de Covid, pois os hospitais da região estavam superlotados, se nós não fizéssemos essa estrutura deixaríamos nossos munícipes desassistidos. ” Declarou o secretário. Os investimentos provenientes de recursos do governo federal somam um total de R$ 8.166.977,52 (Oito milhões, cento e sessenta e seis mil, novecentos e setenta e sete reais e cinquenta e dois centavos). Os recursos vindos do estado foram de R$978.517,15 (Novecentos e setenta e oito mil, quinhentos e dezessete reais e quinze centavos. Ainda em 2021, houve transferência de convênios destinados à saúde no valor de R$ 1.000,00 aplicados, totalizando assim um valor de R$ 18.361.047,57 (dezoito milhões, trezentos e sessenta e um mil, quarenta e sete reais e cinquenta e sete centavos) em investimentos aplicados na saúde de Itacarambi em 2021.
O vereador Cristiano de Salvi fez algumas ressalvas que, no ponto de vista do vereador, precisam ser melhoradas no trabalho da secretaria de saúde. Para ele, “o município carece de um melhor transporte de pacientes, a falta de medicamentos que acontece algumas vezes…” O vereador complementou dizendo que “o trabalho é bem efetuado, apesar das falhas que ocorrem em qualquer setor, e se coloca à disposição para ajudar na aquisição de recursos sempre que necessário. ”
Já o vereador Joãozinho da Saude informou que o município recebeu emenda parlamentar através do deputado federal, Padre João, no valor de R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais) para reforma do bloco cirúrgico do hospital municipal.
O presidente da Câmara, vereador Alberto Lopes (Bertão), destacou a participação dos edis na aquisição de recursos destinados à saúde, como por exemplo, o aparelho de raio-x foi adquirido, segundo ele, por meio de emenda impositiva dos 11 vereadores. E ainda serão compradas este ano duas ambulâncias também através de emenda impositiva.