A regularização do bairro Seriema foi o tema da audiência pública promovida pelos vereadores de Itacarambi, na tarde de segunda-feira, 20. A proposta, derivada da Audiência Pública, estabelece que o novo bairro seja regularizado. O vereador Bruno Tiago, Presidente da Comissão, foi o que presidiu a reunião. O Vereador, abriu a sessão de audiência pública, sobre a regularização do bairro Seriema, no intuito de sanar a questão dos moradores. Agradeceu a presença do Poder Executivo, no nome de Miguel Sérgio Seixas Ferro, Assessor administrativo de convênio Helvécio, do Secretário de administração Wendel Almeida, do advogado do Instituto Terra do Brasil Maurinei Afonso, do Vice-prefeito Serginho Veloso e dos moradores do referido bairro.
O vereador Bruno Tiago, convidou para o uso da palavra, o Assessor de convênio, Miguel Sérgio que cumprimentou todos e falou que tem a consciência do sofrimento de todos os moradores em residir no local, com um investimento muito alto, sendo mensal, com relação o caminhão pipa, uma série de situações, como a instalação de rede de água, como também instalação de rede elétrica, a COPASA E A CEMIG, não permitem entrar com qualquer rede de água, num loteamento que não esteja devidamente regularizado. Sergio, finalizou seu discurso, mostrando todos os projetos que serão utilizados na regularização do local. Em seguida foi convidada a falar, a Dra. Vanessa, Procuradora Municipal, no uso da palavra, falou que seria importante a extensão ao bairro bandeirante. A forma mais eficaz, de resolver essa demanda, seria mesmo esta extensão. Caracterizando moradia digna para as famílias do bairro. Na sequência o assessor jurídico do Instituto Terra do Brasil, Maurinei Afonso, ao falar na tribuna, disse se o Projeto de Lei for aprovado, incorporando ao bairro Bandeirantes, não tendo nenhum problema, assim quando for aprovado o projeto, iremos entrar em contato com os moradores, para pegar a documentação, iniciando os trabalhos.
O vereador Alberto Lopes, falou que a questão dos moradores do (Seriema) tem preocupado muito nobres colegas. Quando o poder executivo, recebeu do Ministério Público, Termos de Ajustamento de Conduta, proibindo o município a não colocar extensão de rede elétrica e de água em loteamento clandestino. O vereador foi categórico em responder que não concorda com a TAC do MP. No final, todos os vereadores puderam falar sobre a regulamentação do bairro Seriema.
O Presidente da Câmara, Juvenal Seixas Ferro, falou que na medida do possível, irá trazer o Poder Judiciário e até mesmo o Juiz ou o Promotor para uma audiência pública, para que esta situação seja resolvida.
O vereador Reinaldinho do São Francisco, falou que sairá satisfeito, porque a situação já está em andamento e tudo terá uma solução. No final da audiência, vários moradores puderam falar e dar suas opiniões. Queremos ter a água, a luz e pediu muita ajuda para os vereadores, agradecendo a todos. O vereador Bruno finalizou a Audiência, dizendo que a próxima reunião, para a apresentação do projeto pelo Executivo, será no dia 22/05/2023, que deu o prazo de 60 dias.
Madson.